facebook Loading
Notícias

24/02/2021

Como Escolher Onde Morar em Maringá?

Com bairros planejados e bem estruturados, Maringá oferece excelentes localizações!

Com bairros planejados e bem estruturados, Maringá oferece excelentes localizações e lidera ranking de melhor cidade do país para viver

Quem quer mudar de cidade ou residência precisa avaliar não só o imóvel em que se pretende morar, mas também as características do bairro para acertar na localização, não é mesmo? Afinal, itens como valorização, segurança e infraestrutura são fundamentais para fazer um bom negócio e usufruir de qualidade de vida.

Em Maringá, boas opções não faltam. Tanto que é até difícil listar os melhores bairros, porque toda a cidade é bem planejada e estruturada. Inclusive, se você pretende se mudar para cá vai gostar de saber que o município, com pouco mais de 400 mil habitantes, lidera o ranking das melhores grandes cidades do Brasil para viver. É isso mesmo!

O Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), da consultoria Macroplan, foi divulgado no início de fevereiro e revela as 100 melhores cidades brasileiras em qualidade de vida, todas com mais de 266 mil habitantes. Esta já é a terceira vez que Maringá figura na primeira posição do ranking. A cidade também foi campeã nas edições de 2017 e 2018 por obter a melhor soma de pontuação em indicadores nas áreas de educação, saúde, segurança e saneamento básico.

Tanta conquista não é para menos. Maringá é considerada uma das cidades mais arborizadas, limpas e planejadas do País. Para se ter ideia, o município detém 26 metros quadrados de área verde por habitante, e conta com reservas florestais dentro da área urbana, como o Parque do Ingá e o Horto Florestal (Bosque 2).

Quanto à limpeza, o sistema de água e esgoto atende 100% da população e 94% dos habitantes são atendidos pelo serviço de coleta seletiva de resíduos sólidos. E não é só isso. Na área de saúde, o município conta com cerca de três leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, o que é quase 50% a mais que a média nacional, o que deixou a população numa posição um pouco mais confortável na pandemia. Este ano, Maringá também deve inaugurar um hospital especializado para crianças.

No quesito educação, Maringá também é famosa por ter se transformado em um importante polo universitário. Além disso, atingiu a nota de 7,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 - realizado a cada dois anos pelo Ministério da Educação (MEC) -, e conquistou a posição de melhor cidade em educação básica entre os maiores municípios paranaenses.

A segurança da cidade é outro ponto forte. Feita pela Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal, apresenta índices considerados baixos em relação à média nacional. Vale citar também que a vocação de Maringá para o cooperativismo e associativismo, e a força da sociedade civil organizada fazem diferença no avanço social e econômico do município.

Cidade planejada

Destaque também para o fato de Maringá ser uma das poucas cidades do País que nasceram planejadas e, ao contrário de outras, como Brasília, não cresceu de modo desordenado. Com avenidas largas e canteiros que valorizam o paisagismo, a cidade é organizada por zonas desde a região central até as áreas mais periféricas e, embora as regiões tenham características específicas, todos os bairros contam com área comercial e infraestrutura, como saneamento, coleta de lixo, unidade básica de saúde, escola, entre outros.

A Zona 02, por exemplo, é o bairro mais valorizado da cidade por estar próximo do Parque do Ingá, da Catedral e do Centro, e é predominantemente residencial por ter restrição para a construção de prédios. Do mesmo modo as Zonas 03, 04 e 05 são valorizadas para residência e estão próximas das maiores reservas florestais da cidade, bem como da região central. Inclusive, é na Zona 05 que fica o Maringá Velho, uma região com importância histórica para o município.

A Zona 07 também é famosa, principalmente para quem vem estudar na cidade, porque fica próxima da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A região também permite fácil acesso à área central e conta ainda com a Vila Olímpica. Já na região Norte está o bairro mais populoso da cidade, que é o Jardim Alvorada, com estrutura bastante completa, áreas de lazer e de esporte, e comércio diversificado.

Enfim, são muitas as opções para morar em Maringá e, por isso, a escolha depende mais da sua prioridade, ou seja, da preferência de viver próximo do trabalho, da escola dos filhos, de áreas esportivas, e outros. Se ainda estiver em dúvida, entre em contato com a nossa equipe. Teremos o prazer de apresentar não só a cidade, mas também os imóveis disponíveis para compra ou locação.

Confira outras notícias

12/03/2021
Na imobiliária Silvio Iwata, ferramentas digitais permitem que todo o processo de negociação ocorra no ambiente online,
Com pandemia, consumidores compram até imóveis pela internet
11/11/2019
Faça uma simulação e descubra que o sonho está mais perto do que você imaginava!
SIMULADOR CASA VERDE E AMARELA
27/02/2019
Trouxemos algumas dicas para lhe ajudar. Confira!
VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA COMPRAR UM IMÓVEL?